Colóquio Ibero-Americano
O Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (IEDS), e pelo Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BRASIL), é um espaço internacional de debate e intercâmbio dedicado à reflexão sobre a paisagem cultural como categoria de proteção do patrimônio.
Realizado bienalmente desde 2010, o colóquio reúne estudos, experiências e abordagens voltadas à salvaguarda, gestão, pesquisa e educação do patrimônio cultural e natural, promovendo formas compartilhadas e sustentáveis de preservação no contexto ibero-americano.
Edições anteriores

2023
Em setembro de 2023, foi realizada a sexta edição do tradicional Colóquio Ibero-Americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto. Nesta edição, o colóquio também celebrou os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, com destaque para as paisagens da água e para o planejamento urbano e regional a partir da perspectiva da paisagem cultural.

2018
Em setembro de 2018, foi realizada a quinta edição do tradicional Colóquio Ibero-Americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto. O evento aprofundou as discussões das edições anteriores, avaliando as diferentes dimensões da paisagem cultural — conceituais, metodológicas e projetuais — e suas implicações para as políticas de preservação, intervenção e gestão do patrimônio voltadas ao desenvolvimento.

2016
O 4º Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto teve como objetivo investigar a ideia de paisagem cultural, debater experiências relacionadas à sua chancela e aprofundar abordagens do patrimônio cultural a partir do conceito de Paisagem Urbana Histórica, reunindo a comunidade profissional e acadêmica interessada no tema, entre profissionais, pesquisadores, professores e estudantes do Brasil e do mundo ibero-americano.

2014
O 3º Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto, realizado em setembro de 2014, reuniu pesquisadores e profissionais para aprofundar o debate sobre a categoria de paisagem cultural e suas implicações no campo do patrimônio. O evento discutiu as controvérsias em torno do conceito de Paisagem Urbana Histórica (HUL), introduzido pela UNESCO, e destacou como a noção de paisagem cultural tem ampliado as abordagens de preservação ao integrar dimensões materiais e imateriais e evidenciar as relações entre sociedade e meio ambiente.

2012
O 2º Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto, realizado em 2012, marcou a comemoração dos vinte anos da inclusão da categoria de paisagem cultural na Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO. Promovido pela UFMG, pelo IPHAN e pelo IEDS, com apoio da Universidad Politécnica de Madrid (UPM) e da Universidade Federico II de Nápoles, o evento debateu as diversas dimensões da paisagem cultural — conceituais, metodológicas e projetuais — e suas implicações para as políticas de valorização e intervenção no patrimônio.

2010
O 1º Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto inaugurou o debate sobre a ampliação do conceito de patrimônio a partir da noção de paisagem cultural, destacando sua capacidade de integrar dimensões materiais e imateriais e de evidenciar as interações entre sociedade e meio ambiente. Realizado em um contexto de consolidação de instrumentos de tutela da paisagem na América Latina, o evento dialogou com a criação da chancela da Paisagem Cultural Brasileira pelo IPHAN e resultou de uma colaboração entre a UFMG e a Universidad Politécnica de Madrid (UPM), reunindo abordagens interdisciplinares voltadas à memória, à exterioridade e à reconstrução da paisagem.
